Comportamento

Quando os cães não se comportam como queremos, logo colocamos a culpa na genética do animal, mas na verdade em 90% dos casos o problema não nasceu com ele.

Vamos explicar isso: Os cães não nasceram para viver algumas situações que são impostas a eles, como por exemplo: viver em lugares minúsculos, não ter contato com outros cães, não ter contato com outras pessoas, enfim não ter contato com o mundo. Não é novidade eu tomar conhecimento de cães que sequer pisaram fora do apartamento onde vivem, e alguns deles nem são assim tão pequenos.

O ideal é que seu cão seja o que nasceu para ser, cachorro, e que faça coisas de cachorro, como: passear todos os dias, conhecer outros cães mesmo que a distancia, ter contato com outras pessoas que não seja você, ter contato com coisas e objetos que ainda não conhecem, ver carros, motos, ônibus e caminhões, aprender como deve andar na rua para sua segurança e daí por diante. Isso dá ao cão segurança e assim que estiver vacinado deve começar a frequentar ambientes públicos, como ruas e parques e até mesmo antes de estar devidamente protegido pelas vacinas, é interessante que tenha uma vista do mundo mesmo que seja através de janelas.

Correção de Comportamento

Os cães acabam adquirindo maus hábitos pela ação ou omissão do seu dono e também por influência do ambiente em que vivem. O processo de reabilitação ou de correção depende do tempo e empenho que seu proprietário assistido pelo profissional vão dispensar ao caso. É indispensável a atuação do proprietário para a reabilitação ou correção de maus hábitos do cão. O cão deve respeitar seu proprietário como um filho ao pai, à moda antiga, aqueles que não eram contestados.

 

Os cães sentem-se confortáveis quando alguém dita as regras. Gostam de rotina, é bom saber o que vem depois. Cabe ao humano proporcionar uma rotina saudável ao cão.
Os cães devem ser respeitados e amados como cães, pois saberão ser cães, tratar um cão como uma criança é pedir demais à ele. Você pode ama-lo como à um filho mas não espere que ele seja uma criança.

Distúrbios

Quando humanizamos os cães, corremos o risco de transformar a cabeça dos cães em algo muito complicado, eles ficam sem saber se são cães ou se são gente, e as coisas ficam complicadas demais.


Exemplo disso, é que alguns cães desaprendem a se comunicar com seus donos da forma usual e podem causar o famoso “cão cantor”. Sabe qual é!? Aquele que late sem motivo aparente e para nada ou ninguém e late tanto que às vezes chega a ficar rouco, é normal um cão latir mas não sem motivo ou para o nada.

Cães que não podem ficar em casa sozinhos, choram, latem, arranham as portas até as patas sangrarem. As vezes o quadro fica tão sério que muda a rotina do seu dono e na maioria dos casos torna a vida de ambos insuportável.


Cães que correm atrás da própria cauda por falta do que fazer, não é tão normal, mas a ponto de se mutilar não é normal mesmo. Como por exemplo, comer a própria cauda ou as patas, isso é uma distorção emocional comum em alguns cães que passaram por traumas ou privações, e em alguns casos, não se sabe exatamente o motivo que levou o cão a se comportar dessa forma.


Observem os cães que acompanham catadores de papelão na rua, dividem a comida com seu dono, assim como dividem o calor dos seus corpos nas noites frias , mas também dividem um amor sem tamanho, verdadeiro, recíproco e honesto.

 

Sobe